sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bike fit: tecnologia a serviço dos ciclistas





"Esse ajuste consiste extanmente na correção do posicionamento para evitar lesão e melhorar rendimento. Também vale para o cicloturista, pois evitar a lesão é válido para qualquer ciclista", explica Felipe “Pipo” Campagnolla, profissional de “Bike Fit”.

Este é o sistema mais moderno de “Bike Fit”. Aqui, sensores infravermelhos são colocados nas principais articulações do ciclista. Do outro lado da sala, fica este equipamento composto por um sensor de profundidade e uma câmera capaz de identificar os sensores em movimento. Dentro do aparelho, um microcomputador processa as informações em tempo real para criar um mapa de profundidade da imagem captada em três dimensões. No PC, um software é responsável por compilar quase 30 medidas do corpo e as apresentar na tela, de forma bastante didática e ilustrativa.

A principal diferença desse para outros métodos mais tradicionais é que as medições são todas feitas com o atleta em movimento, para simular como se ele estivesse realmente pedalando. Nos métodos mais convencionais, o “Bike Fit” é todo estático, ou seja, com o ciclista parado em cima da bike!

"O pouco que mexe na bike... o meio centimetro é muita coisa. Pode ser a diferença para uma melhoria de rendimento grande para um atleta ou para um amador que queira chegar em seu objetivo", explica Campagnolla. 

A coleta de dados é bem rápida; 15 segundos de avaliação são suficientes para analisar cada ponto de articulação do ciclista. Toda informação coletada é usada para ajustar a bicicleta. A precisão é milimétrica.

Carros estão cada vez mais inteligente





Carro da Volks com iPad mini


Quando o iPad foi lançado, em janeiro de 2010, muita gente questionou a Apple sobre a serventia daquilo e a internet foi inundada por piadas que chamavam o tablet de "iPhone gigante". Três anos depois, o produto deu tão certo que gerou uma crise no mercado mundial de notebooks, de tanta utilidade que acharam para ele. E agora que a Apple apresentou uma versão menor do iPad, querem colocá-lo até nos carros.

Claro que não é novidade adaptar um veículo com esse tipo de aparelhagem, a novidade aqui é que a Volkswagen apresentou um modelo em que o iPadmini foi incluído como item de fábrica. O carro em questão é o CrossBlue, SUV mostrado na Auto Show como conceito e que, se for mesmo vendido, ficará restrito aos mercados norte-americano e canadense.

Os gadgets seriam instalados na traseira dos bancos dianteiros, portanto os passageiros de trás teriam acesso pleno ao conteúdo multimídia disponível no iPad: fimes, séries, músicas, livros, revistas, jornais, jogos etc.

Não há informações sobre a viabilidade do carro, mas o Engadget diz que dirante a Auto Show, um representante da VW disse que a marca espera colocá-lo em produção dentro de um ano ou dois.


 

Sony encerra envio de novos PlayStation 2 no Japão



O começo do fim: Sony encerra envio de novos PlayStation 2 no Japão

Lançado em março de 2000 no Japão, o PlayStation 2 começa a ver o fim se aproximando: de acordo com a Famitsu, a Sony emitiu um comunicado oficial confirmando que não vai mais abastecer as distribuidoras japonesas com novos consoles da sexta geração.

Com isso, restam no Japão apenas os PS2 que estiverem em estoque – e, depois que esses forem vendidos, não haverá mais modelos novos. Até agora, foram cerca de 22 milhões de unidades do console vendidas só no país oriental, sendo que o número global ultrapassa os 150 milhões de aparelhos.

A empresa não deu pistas sobre a situação do console em outras partes do mundo. Apesar de parecer que a sexta geração já é coisa do passado (afinal, a oitava já foi inaugurada em novembro deste ano, com o Wii U), a transição ainda é lenta, especialmente por causa da popularidade do PS2: a Square Enix anunciou recentemente, por exemplo, que vai lançar um disco para PS2 com a nova extensão de Final Fantasy XI.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer



As novas versões do Windows sempre trazem algumas funcionalidades novas em relação às antecessoras. O problema é que nem sempre as ferramentas estão facilmente visíveis, mas elas podem ser muito úteis para executar algumas tarefas do dia a dia.

Muitas vezes, mesmo quem gosta de fuçar nas funcionalidades do computador pode ter alguma dificuldade para localizar o recurso desejado. Por isso, reunimos algumas dessas ferramentas secretas e vamos mostrar como você pode acessá-las e utilizá-las.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Menu Iniciar na Área de trabalho


O Windows 8 removeu o famoso Menu Iniciar do sistema operacional, certo? Bem, não exatamente. Nem todo mundo sabe disso, mas ainda há um menu na Área de trabalho que permite acessar recursos como Painel de controle, prompt de comando e outras funcionalidades do SO.

Para acessar essa gama de funções, é só dar um clique com o botão direito do mouse no canto esquerdo da Barra de tarefas do sistema, onde estaria o saudoso botão Iniciar. Uma lista de ferramentas será mostrada na tela, como se fosse o menu de contexto do sistema. Agora, é só clicar sobre o item desejado e aguardar até que a janela do recurso seja exibida.
12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Backups automáticos


Quem tem o costume de fazer backup dos arquivos vai gostar do recurso de segurança do Windows 8. Com o Histórico de Arquivos, é possível realizar cópias de segurança dos seus documentos, fotos, músicas e vídeos de forma automática.

Por padrão, o recurso de backup é desabilitado no sistema operacional, mas o processo para ligá-lo é bem simples. Basta acessar o Painel de controle do Windows 8, escolher o item “Sistema e Segurança” e depois clicar na opção “Histórico de Arquivos”. Depois, é só selecionar o botão “Ligar” e fazer as configurações desejadas.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Na coluna mais à esquerda da tela de personalização, é possível escolher a unidade de disco na qual a cópia de segurança será armazenada, restaurar os arquivos pessoais, excluir os diretórios marcados para o backup e modificar muitas outras opções.

Manutenção agendada


Outro recurso interessante que o Windows 8 oferece e que é pouco conhecido é a execução de tarefas de manutenção. O sistema é configurado para realizar automaticamente tarefas como varreduras de segurança, atualizações diversas e diagnósticos dos mais variados tipos.

O SO está configurado para executar tais verificações às 3 horas da manhã, mas nem sempre o seu computador está ligado neste horário. Por isso, é possível que as tarefas de manutenção fiquem muito tempo sem serem rodados no PC.

Para resolver isso, você pode modificar os parâmetros de horário para a execução dos recursos de segurança. Para isso, é preciso acessar a Central de Ações do sistema, que pode ser encontrada no Painel de controle do Windows 8, na opção “Sistema e Segurança”.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Na tela da Central, clique no item “Manutenção” e, em seguida, selecione o link “Alterar configurações de manutenção”. Agora é só escolher o melhor horário para que as tarefas de segurança sejam executadas automaticamente no seu computador.

Misturar Windows 8 apps e Área de trabalho


As aplicações desenvolvidas especialmente para o Windows 8 têm a característica de ocupar toda a tela do seu computador, ou seja, são executadas no modo tela cheia. Quem possui apenas um monitor conectado à máquina pode encontrar um pouco de dificuldade para visualizar o conteúdo de um app e outras aplicações em execução.

Por isso, o sistema permite que você mostre o conteúdo de uma aplicação em tela cheia e de qualquer outra ferramenta lado a lado em seu monitor. Dessa forma, você pode utilizar o navegador, editor de texto e qualquer outro software enquanto confere a previsão do tempo ou fica de olho no que está rolando nas redes sociais.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Para fixar um app do Windows 8 à uma das laterais da sua tela, basta posicionar o mouse na parte superior do aplicativo (o cursor de mão será exibido), clicar e arrastar a janela da ferramenta até o lugar desejado.

Ao soltar o botão do mouse, app e Área de trabalho passarão a ser exibidos ao mesmo tempo, permitindo que você trabalhe em diversas ferramentas simultaneamente. É possível determinar o espaço reservado para cada metade da tela, bastando posicionar o cursor no separador mostrado e arrastá-lo para os lados.

Apps visíveis na pesquisa


O sistema de busca do Windows 8 é uma das funcionalidades que realmente impressionou o público quando as primeiras versões do sistema vazaram na rede. Além de ser bem precisa, a pesquisa pode ser refinada com alguns filtros, que incluem diretórios, funcionalidades e até aplicativos do sistema.

Você pode personalizar os filtros mostrados na tela de busca, deixando apenas os aplicativos e recursos que mais utiliza. Para isso, utilize o atalho “Tecla do Windows + I” e acesse as configurações do sistema. Em seguida, clique na opção “Mudar configurações do computador”.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Na tela que aparecer, escolha o item “Pesquisar” e, na coluna mais à direita, desative aqueles itens que você não deseja que apareçam nas buscas feitas. Pronto, agora apenas as aplicações relevantes para você são mostradas nas opções da pequisa.

Sincronizando tudo


Outro recurso que facilita muito a vida das pessoas é a sincronização do computador com suas contas no Outlook.com ou Hotmail. Com isso, você pode acessar diferentes computadores e manter as suas senhas salvas, assim como todas as outras configurações de personalização.

Todos os passos para configurar quais itens você deseja sincronizar podem ser encontrados no artigo “Windows 8: como sincronizar suas preferências”. Assim, fica bem mais fácil para formatar a sua máquina e reaver as preferências e apps instalados.
12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Revelando o Aero Lite


O tema mais leve presente nas versões de teste do Windows 8 foi removido do sistema quando a edição finalizada chegou ao mercado. Porém, você pode ter o Aero Lite de volta ao SO, pois, embora não apareça na lista da tela de personalização, os arquivos ainda estão armazenados no computador.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

1) Utilize o atalho “Tecla do Windows + R” para abrir a ferramenta de execução do sistema. 
Na tela que aparecer, digite “Resources” e pressione a tecla Enter.

2) Agora, na janela que abrir, localize o item “aero.theme”, o copie para a Área de trabalho e renomeie o arquivo para “aerolite.theme”.

3) Clique com o botão direito do mouse sobre o item copiado e escolha a opção “Abrir com...”. Selecione o Bloco de notas do Windows.

4) Diversos comandos aparecerão na tela. Na quinta linha do documento, localize a opção “DisplayName” e modifique o conteúdo depois do sinal de igual para “Aero Lite”, como mostra a imagem abaixo.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

5) O próximo passo é ir até a linha 51 e, no item “Path”, modificar o último termo para “Aerolite.msstyles”, conforme exibe a figura a seguir.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

6) Para finalizar, salve o arquivo e o copie novamente para o diretório “Resources”. Pronto, agora é só abrir a janela de configurações de aparência do Windows 8 e escolher o Aero Lite como tema.

Atalhos


Os sistemas operacionais são sempre repletos de atalhos para facilitar o acesso às mais diversas funcionalidades do computador. Para você não ficar perdido, o Tecmundo preparou uma lista com “Os melhores atalhos do Windows 8”. O artigo traz os atalhos mais comuns e também aqueles que você sequer imaginava que existissem.

Reinstalação mágica


Você sabia que o Windows 8 possui um recurso que permite a reinstalação do sistema operacional? A vantagem na utilização dessa ferramenta é que você não precisa do CD/DVD, chave de ativação, backups e outros itens que estão envolvidos no processo.

Para acessar essa funcionalidade, utilize o atalho “Tecla do Windows + I” e clique na opção “Mudar configurações do computador”. Agora, selecione na lista o item “Geral” e, na coluna mais à direita, escolha uma das configurações oferecidas.
12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Você pode atualizar o computador sem afetar os arquivos ou remover tudo e reinstalar o Windows. As instruções mais detalhadas do processo podem ser conferidas no assistente exibido ao clicar no botão “Introdução” presente em cada uma das opções.

Windows Explorer personalizado


Para quem gosta de deixar o sistema operacional com um visual único, a opção de modificar os ícones das bibliotecas-padrão do SO é o verdadeiro paraíso. Se nas edições anteriores era preciso instalar aplicativos e realizar processos complicados, no Windows 8 essa personalização pode ser feita em poucos cliques.

Escolha o diretório que deseja editar o ícone e clique com o botão direito do mouse sobre ele. 
Em seguida, selecione a opção “Propriedades”. Na tela que aparecer, é só clicar na opção “Alterar ícone de biblioteca...” e escolher o desenho que deseja inserir.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Organizando a Tela Iniciar


Uma das novidades mais comentadas do Windows 8, a Tela Iniciar reúne todas as aplicações instaladas no computador, além de oferecer o rápido acesso a outras janelas de personalização. O legal é que essa tela pode ser modificada quase em sua totalidade.

Você pode, por exemplo, agrupar os ícones exibidos de acordo com as suas funcionalidades, criando grupos distintos para cada tipo de aplicação. Também é possível renomear os conjuntos criados, facilitando a distinção de cada um deles.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

No tutorial “Windows 8: como mudar o número de linhas na Tela Inicial”, você confere como personalizar o número de linhas exibidos da tela inicial. Para saber como personalizar as imagens de plano de fundo da Tela Iniciar, é só acessar o artigo “Windows 8: como personalizar a Tela Inicial com papéis de parede e cores diferentes”.

Removendo os itens recentes da Lista de Atalhos


Presentes nos sistemas da Microsoft desde o Windows 7, as Listas de Atalhos são um recurso bem interessante que oferecerem acesso rápido às diversas opções do sistema diretamente na Barra de tarefas.

No entanto, o recurso “Recentes” começa a ocupar muito espaço na tela depois de algum tempo utilizando o sistema operacional. No Windows 8, é possível personalizar mais opções das Listas de Atalhos, como remover os arquivos abertos recentemente da lista.

O acesso às preferências desse recurso pode ser feito com um clique na Barra de tarefas do sistema e escolhendo a opção “Propriedades”. Na tela que aparecer, acesse a guia “Lista de Atalhos” e desmarque o item “Armazenar e exibir itens abertos recentemente nas Listas de Atalhos”.

12 recursos secretos do Windows 8 que vale a pena conhecer

Pronto! Dessa forma, o clique com o botão direito do mouse sobre as janelas abertas mostra bem menos opções do que o de costume, facilitando bastante na hora de localizar alguma ferramenta mais importante.
.....
O Windows 8 é cheio de recursos bem interessantes, que têm como objetivo facilitar a vida de quem utiliza o sistema. As funcionalidades apresentadas acima são apenas uma pequena parcela do que o SO tem para oferecer.

Embora pareçam ser bem simples, os recursos apresentados ao longo deste artigo não são facilmente localizados, mas podem ser uma verdadeira mão na roda para a realização de algumas atividades do cotidiano.

Qual a melhor placa?





Pensando em montar um PC novo, mas não sabe quais peças adquirir? O Tecmundo montou algumas configurações com produtos de qualidade para você não se preocupar com a busca dos componentes e evitar dores de cabeças no ano que vem.

Separamos as máquinas em três categorias: “Tô na pindaíba”, para você que deseja economizar acima de tudo; “Tá valendo a pena”, para quem procura a melhor relação custo-benefício; e “Tenho grana pra torrar”, com o que há de melhor em termos de hardware.

Antes de falarmos sobre as configurações, queremos frisar que os kits indicados aqui são apenas suportes para um computador, sendo necessário você investir separadamente em fonte, gabinete, disco rígido e componentes extras.

Tô na Pindaíba

Configuração AMD

AMD Athlon II X3 455 3,33 GHzR$ 185,00
ECS A785GM-AD3 Black SeriesR$ 216,00
Kingston DDR3 4GB 1.333Mhz (KVR1333D3N9)R$ 70,00
Total:R$ 471,00
Guia de compras: as melhores placas-mãe, processadores e memórias para o Natal de 2011 [vídeo]

O processador AMD Athlon II X3 455 é ideal para você que deseja navegar na web, curtir alguns vídeos e trabalhar com aplicativos como Photoshop e CorelDRAW. Para dar uma ajudinha, a placa-mãe da ECS traz vídeo onboard potente, som de oito canais e vem pronta para receber processadores mais avançados. Com 4 GB de memória RAM da Kingston, essa configuração tem bom desempenho e acaba custando menos de 500 reais.

Configuração Intel

Intel Core i3-540 3,06 GHzR$ 200,00
ASRock H55M-LER$ 200,00
Kingston DDR3 4GB 1.333Mhz (KVR1333D3N9)R$ 70,00
Total:R$ 470,00
Guia de compras: as melhores placas-mãe, processadores e memórias para o Natal de 2011 [vídeo]

O Intel Core i3-540 é um processador muito bom para quem precisa de velocidade no dia a dia. Acompanhado da placa-mãe ASRock, você pode navegar tranquilamente na web, jogar games muito divertidos e ter uma excelente experiência multimídia. Módulos de memória da Kingston completam essa configuração, que é uma excelente alternativa para quem gosta mais das CPUs da Intel. Detalhe: ela também custa menos de 500 reais.

Tá valendo a pena

Configuração AMD

AMD Phenom II X4 975 3,6 GHzR$ 404,00
ASUS M4A88T-M LER$ 288,00
G.skill Sniper 2x4GB 1.600 Mhz DDR3 (F3-12800CL9D-8GBSR)R$ 252,00
Total:R$ 944,00
Guia de compras: as melhores placas-mãe, processadores e memórias para o Natal de 2011 [vídeo]

O AMD Phenom II X4 975 é uma CPU para quem pretende jogar e trabalhar com aplicativos pesados. Com uma placa-mãe da ASUS, você pode aproveitar todo o potencial desse processador e instalar uma placa de vídeo de alto desempenho. Instale 8 GB de memória RAM da G.Skill e você tem uma excelente configuração. E o melhor: essa máquina custa menos de 1.000 reais.

Configuração Intel

Intel Core i5-2300 2,8 GHzR$ 437,00
Gigabyte GA-Z68MA-D2H-B3R$ 370,00
GEIL Enhance Corsa 2x4GB 1.600Mhz DDR3 (GEC38GB1600C9DC)R$ 229,00
Total:R$ 1059,00
Guia de compras: as melhores placas-mãe, processadores e memórias para o Natal de 2011 [vídeo]

O Intel Core i5-2300 faz bonito em games de última geração e softwares de edição de vídeo. A placa-mãe da Gigabyte que recomendamos permite instalar muita memória RAM e placa gráfica dedicada. Com 8 GB de memória da GEIL, você pode rodar jogos de alta qualidade e assistir a vídeos em alta definição. Quer mais? Essa configuração custa pouco mais de 1.000 reais.

Tenho grana pra torrar

Configuração AMD

AMD FX-8120 3,1 GHzR$ 522,00
ASUS M5A88-M EVOR$ 480,00
G.SKill Ripjaws 2x4GB 2.000MHz DDR3 (F3-16000CL9D-8GBRM)R$ 424,00
Total:R$ 1426,00
Guia de compras: as melhores placas-mãe, processadores e memórias para o Natal de 2011 [vídeo]

Com o processador AMD FX-8120, você pode jogar games de última geração e ter a certeza de que seu PC está pronto para o futuro. A placa-mãe da ASUS tem qualidade e fornece espaço para instalar placa gráfica de altíssimo desempenho, muita memória e outros componentes. Para completar esse computador, recomendamos pelo menos 8 GB de memória RAM da G.Skill. Uma das mais poderosas configurações com processador AMD, e pode ser sua por menos de 1.500 reais.

Detalhe: apesar de decepcionar em alguns testes, com resultados inferiores ou idênticos aos obtidos com um Phenom X6 1100T, a nova CPU da AMD mostra que tem poder de sobra. 

Todavia, o que realmente motivou nossa escolha foi a quantidade de núcleos, o que deve ser um fator importante para os próximos jogos e aplicativos.

Configuração Intel

Intel Core i7-2600 3,4 GHzR$ 710,00
ASUS P8P67 LER$ 480,00
G.SKill Ripjaws 2x4GB 2000MHz DDR3 (F3-16000CL9D-8GBRM)R$ 424,00
Total:R$ 1614,00
Guia de compras: as melhores placas-mãe, processadores e memórias para o Natal de 2011 [vídeo]

Se você é exigente, então o processador ideal é o Intel Core i7-2600, que roda games e quaisquer aplicativos com tranquilidade. Com uma placa-mãe ASUS, você pode ter a certeza de que o PC está completo, pois ela suporta memórias de alta velocidade e itens para deixar sua máquina pronta para os jogos.

Basta instalar 8 GB de memória da G.Skill e você tem uma verdadeira máquina em mãos. Com pouco mais de 1.600 reais, você pode ter um computador poderoso e rodar tudo o que sempre sonhou.

Consulta de preços

As peças foram consultadas nos seguintes sites: Buscapé, Google Shopping, Megamamute, Kabum!, Pichau e Balão da Informática. Para as consultas no Buscapé e Google Shopping foram consideradas apenas os valores de lojas classificadas como confiáveis (selos Prata e Ouro do e-bit).
Nosso guia de compras fica por aqui.

Por que com o tempo o Windows fica lento?


Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?

Se você é usuário do Windows, é bem possível que em algum momento tenha reclamado que o PC estava mais lerdo do que uma tartaruga. Esse sentimento é compartilhado entre muitos adeptos do sistema operacional da Microsoft e, por consequência, é um dos argumentos mais usados por quem apoia os softwares livres para convencer outras pessoas a seguir essa filosofia de “vida virtual”.

Deixados os diferentes pontos de vista de lado, depois que a explosão de raiva passa (e a máquina consegue finalmente rodar o programa executado), surge a curiosidade de saber por que o SO se torna cada vez mais lento com o seu uso.

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais motivos de o seu computador ficar lento com o tempo e dar algumas dicas de como você pode retardar ou evitar que tal incômodo aconteça.



Registros inválidos


Em essência, os sistemas operacionais acumulam dados com frequência. O problema é quando esse amontoado de informações é mantido sendo desnecessário para o correto funcionamento da plataforma. Eis que chegamos a um dos grandes problemas do Windows.

Grosso modo, o software da Microsoft armazena tudo o que fazemos no computador, como execução de programas, preferências das contas dos usuários e personalização das configurações de componentes de hardware, em um banco de dados – o chamado Registro do Windows.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?

Ao longo do tempo, vamos instalando e desinstalando aplicativos, alterando configurações da máquina e mudando o visual do sistema. A cada nova atividade, acontece uma movimentação de arquivos e dados temporários dentro da plataforma – os quais são responsáveis por passar as diretrizes para o funcionamento do PC. Contudo, muitos dos dados salvos anteriormente nesses registros são deixados para trás.

Com isso, o espaço de armazenamento para essas informações vai crescendo e, toda vez que você executa um comando, o SO precisa percorrer uma infinidade de registros para encontrar a diretriz que precisa. Consequentemente, o tempo de resposta do Windows fica mais lento.

Uma pesquisa realizada pela iolo Labs monitorou o comportamento de máquinas utilizadas entre 0 e 24 meses. Um dos resultados alcançados foi que nesse período o Windows XP passou a apresentar 340 erros entre o total dos seus registros – o que pode aumentar a possibilidade de travamentos e o acúmulo de processos inúteis, sobrecarregando o processador e a memória RAM. Para acessar o documento referente a esse estudo (em inglês), clique aqui.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento? (Fonte da imagem: iolo Labs)



Fragmentação de arquivos


Enquanto você navega pela internet, copia documentos, transfere fotografias da câmera digital ou assiste a um filme no computador, por exemplo, o sistema operacional está constantemente gravando e excluindo dados do disco de armazenamento. No meio de toda essa movimentação de bytes, acabam se formando espaços vazios e inocupados entre os arquivos.

Esse processo é chamado de fragmentação, ou seja, com a sua utilização, o Windows acaba segmentando o espaço de armazenamento de maneira ineficiente. As milhares de lacunas “em branco” deixadas pelo sistema tornam o processo de leitura dos dados armazenados mais longa, pois a plataforma não consegue identificar se um byte está vazio ou não. Assim, o SO precisa percorrer todo o HD lendo uma infinidade de “buracos”.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?

Além disso, os arquivos salvos pelo Windows são “despedaçados” e vão sendo alocados de maneira aleatória – uma bagunça que também influencia no tempo de recuperação das informações. Isso porque a plataforma conhece apenas os bytes inicial e final de cada arquivo e precisa encontrar as partes restantes daquele conteúdo em todo o disco de armazenamento.

Por tais características é que a desfragmentação do HD (leia-se agrupamento dos pedaços de um mesmo arquivo e eliminação dos espaços vazios) é fundamental para um bom desempenho do sistema operacional.

Como você deve ter percebido, a mania de alguns usuários de instalar tudo o que é tipo de software no PC é extremamente prejudicial para o desempenho do Windows. A prática de testar dezenas de programas e depois desinstalá-los acaba deixando rastros dos aplicativos e entradas inválidas no Registro do sistema.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?



Atualizações do Windows


Quem utiliza o sistema operacional da Microsoft há muito tempo sabe que a empresa lança constantes atualizações para a sua plataforma (geralmente acrescentando melhorias de segurança ou corrigindo pequenas falhas). Contudo, existem reformulações mais complexas e que alteram diversas características do software – os conhecidos Services Packs.

É indiscutível que tais adaptações são essenciais para manter o computador seguro. O problema nesses procedimentos é que todas essas atualizações vão se sobrepondo aos arquivos existentes. Esse é outro fator que colabora com o acúmulo de dados completamente desnecessários para o SO.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?

Em suma, quanto mais softwares forem agregados ao sistema, mais registros são criados, novos processos são iniciados, outros drivers são necessários e, obviamente, maior será a exigência do hardware.

Por isso, uma máquina com o Windows XP que passou pelas atualizações dos Services 
Packs 1, 2 e 3 nunca terá o desempenho de um PC que teve o SO instalado diretamente com a terceira versão do pacote de melhorias – mesmo que ambos os equipamentos tenham a mesma configuração de hardware.



Pesando na memória


Para finalizar os motivos da lentidão do computador, não poderíamos deixar de citar os programas que utilizam uma quantidade excessiva da memória. Os principais vilões dessa sobrecarga são os antivírus.

Alguns desses mecanismos de defesa operam sem tentar poupar o consumo de memória. Nesses casos, toda vez que você realiza um download, conecta um dispositivo, executa um programa ou simplesmente abre um documento no Word, o antivírus compara esses arquivos com uma lista de ameaças – o que pode levar muito tempo.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?

Contudo, não são apenas os antivírus que afetam o desempenho do Windows. Outra prática que pesa no processamento de dados é deixar uma série gigantesca de aplicativos iniciando com o sistema operacional. Muitos softwares ativam essa opção automaticamente quando instalados. Portanto, fique de olho sempre que for implementar um programa. Durante a inicialização do SO, mantenha apenas os aplicativos essenciais para o funcionamento do PC.

O carregamento de aplicativos desnecessários pode elevar o tempo de inicialização de um computador de 1 para 3 minutos e 40 segundos – conforme explicitado em outra pesquisa realizada pela iolo Labs. Além disso, esse estudo apontou que as tarefas de inicialização sem prioridade chegam a consumir 89% do desempenho da CPU nesse procedimento.

Por sua vez, de acordo com o primeiro levantamento citado neste artigo, a execução de softwares em segundo plano pode ocasionar a perda de 71% da capacidade da memória RAM. Esse uso constante e desnecessário por fim resulta em 7,5% de todas as tarefas que o processador realiza – um desperdício e tanto do poder de processamento do computador.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento? (Fonte da imagem: iolo Labs)



Hora da faxina


Até aqui explicitamos o que pode causar a lentidão do seu PC. Mas como prevenir que isso aconteça com a sua máquina? Basicamente, é preciso mudar alguns comportamentos e fazer limpezas frequentes no computador.

Conforme as sutis dicas deixadas ao longo do texto, você deve ficar atento para:

  • Eliminar o carregamento de programas desnecessários com o Windows;
  • Evitar a execução de softwares em segundo plano que você não esteja utilizando;
  • Procurar diminuir a incidência de instalação e desinstalação de programas apenas por curiosidade; e
  • Realizar a desfragmentação dos discos e a limpeza de arquivos temporários com frequência.
Por que com o passar do tempo o Windows fica lento?

O Baixaki conta com uma ampla variedade de softwares que facilitam essa faxina no computador. Por exemplo, o CCleaner e o Advanced SystemCare são ótimas ferramentas para a limpeza de dados desnecessários e a correção de entradas inválidas no Registro do Windows.

Auslogics Disk Defrag possui recursos poderosos para uma desfragmentação eficiente do seu disco de armazenamento. Para finalizar, o Revo Uninstaller oferece mecanismos que eliminam completamente softwares do seu computador. Para dar uma turbinada na sua máquina, você deve conferir o artigo “5 novos programas para acelerar o PC”.

Vazam informações sobre o Samsung Galaxy Pocket Plus


Vazam novas informações sobre o Samsung Galaxy Pocket Plus (Fonte da imagem: Reprodução/SamMobile)

Seguindo sua trajetória de investir no maior número possível de fatias de mercado, a Samsung já está planejando o lançamento de um novo smartphone Android com dimensões reduzidas. Apresentado na última terça-feira (15) pelo site SamMobile, o Galaxy Pocket Plus conta com tela de 2,8 polegadas e parece realmente pequeno quando comparado a produtos como o Galaxy S3 e o Note 2.

O tamanho diminuto deve se refletir em um hardware bastante modesto: rumores indicam que a novidade deve contar com um processador Broadcom de 800 MHz, 512 MB de memória RAM e 4 GB de capacidade interna de armazenamento. O dispositivo também deve acompanhar uma câmera de 2 megapixels, bateria de 1.200 mAh e Android 4.0.4 com a interface TouchWiz.

Em comparação com o Galaxy Pocket original, a grande diferença oferecida pelo Plus é o fato de ele acompanhar a versão Ice Cream Sandwich do sistema operacional da Google. A expectativa é que o produto seja lançado até a metade de 2013 na América Latina por um preço não divulgado, e até o momento não há previsão de que ele vá chegar a outros mercados.

World Series of Poker será lançado gratuitamente para Xbox e PC!!!





A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (16) o lançamento de um jogo de pôquer gratuito, o World Series of Poker: Full House Pro. O título estará disponível para Xbox 360 e Windows 8 e vai oferecer a disputa de partidas deste clássico jogo de cartas entre oponentes reais de várias partes do mundo.

Sua vida de jogador de pôquer online vai oferecer personalização de seu avatar com uma série de acessórios, além da possibilidade de jogar, de forma virtual, em cassinos que existem de verdade. Você vai poder jogar World Series of Poker: Full House Pro em qualquer plataforma com sua conta, e o game vai reunir desafios e torneios contra outros jogadores humanos a qualquer momento.

A cada novo dia, você também recebe novas fichas gratuitamente para continuar jogando em todos os vários modos de jogo, single player e multiplayer. Aí em cima você vê um trailer oficial do game, que deve ser lançado no segundo trimestre de 2013.

Película torna tela do iPhone resistente a marteladas!!!




Quem passava pelo stand da Armortech, durante a CES 2013, ficava impressionado com uma das demonstrações que estava sendo realizada. A empresa fabrica películas de proteção para smartphones e tablets, capazes de deixar a tela dos aparelhos resistentes até mesmo a marteladas. 

A novidade deve chegar ao mercado norte-americano nos próximos 30 dias e, inicialmente, estará disponível para iPhoneiPad e Samsung Galaxy S3. Entretanto, segundo informações do fabricante, nada impede que as películas sejam adaptadas para outros aparelhos futuramente. Tudo vai depender da procura.

Para aplicar a película da Armortech em seu dispositivo, o custo não é tão alto assim: a aplicação completa deverá estar disponível por US$ 39 (o equivalente a R$ 85, sem impostos). Uma película tradicional pode ser encontrada em média por US$ 8 (o equivalente a R$ 19) nos EUA. Não há previsão de lançamento do produto no Brasil.

Acessórios malucos para celular!!!


Case abridor de garrafas

Você está caminhando com seus amigos depois de uma excelente partida de futebol. O sol está muito quente e vocês passam no supermercado para comprar uma cerveja bem gelada — ou um refrigerante de framboesa, caso tenham menos de 18 anos —, mas descobrem que não têm um abridor de garrafas para retirar a tampa da garrafa. O que fazer nesse momento?
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Reprodução/All Tech Blog)
99,99% da população mundial tentaria abri-la com alguma das milhões de técnicas que existem, mas quem possui um case com abridor de garrafas jamais precisaria se preocupar. Como você já deve imaginar, é só encaixar a tampa na estrutura metálica do case para iPhone e então retirar a tampinha.

iBreath

Ainda usando o exemplo do futebol, é bem comum aproveitar a reunião com os amigos para tomar uma cervejinha. Mas nem sempre os motoristas se lembram de que beber e dirigir é uma combinação perigosa, por isso ter um bafômetro à mão é sempre uma ótima solução. OK, nós sabemos que quase ninguém carrega um bafômetro na mochila, mas esse acessório para smartphones seria excelente para isso.
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Divulgação/iBreath)
Tudo o que o consumidor precisa fazer é encaixar o bafômetro no celular e então soprar o local correto para fazer os testes de toxicologia do sangue. É verdade que o aparelho funciona sem a necessidade de um smartphone integrado, mas quando está conectado aos celulares pode funcionar de uma maneira mais completa — carregando uma lista de telefones para chamar um táxi, inclusive.

Lentes de efeitos

O Instagram e dezenas de outros aplicativos similares permitem que todos apliquem uma enorme quantidade de efeitos às fotografias capturadas pelas lentes dos smartphones. Mas nem todos gostam dos efeitos obtidos pelas formas digitais, por isso existe uma série de lentes criadas especialmente para que sejam encaixadas nas pequenas lentes dos celulares.
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Reprodução/All Tech Blog)
Elas podem ser anexadas em qualquer smartphone, garantindo efeitos muito interessantes, incluindo os famosos “olhos de peixe”. Há modelos que também aplicam modificações nas cores das fotografias capturadas, fazendo com que os resultados fiquem ainda mais divertidos. Esse é certamente um acessório bem interessante — e maluco, dependendo dos fotógrafos — para celulares.

Dock sanitário

Tem muita gente que aproveita a hora de ir ao banheiro para atualizar as leituras que precisa colocar em dia, mas há quem prefira navegar na internet ou ouvir algumas músicas. Para este último caso, um “dock sanitário” é uma das melhores opções que podem ser encontradas. Como você pode ver na imagem abaixo, trata-se de um dock completo para a amplificação do som.
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Reprodução/The Unlocker)
E além de dar mais qualidade à reprodução das músicas presentes nos iPhones ou iPods, ele ainda oferece botões para que fique mais fácil o controle das funções presentes no aparelho. Por fim, ele ainda conta com uma estrutura para que o papel higiênico possa estar presente — o que é realmente importante, visto que ele deve ser utilizado em um banheiro.

Aura-Tama

Sabe aquele dia em que você acorda meio triste, meio bravo, mas não faz ideia de como está realmente? Um termômetro de aura poderia ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o seu estado de espírito. E se você não confia naqueles aplicativos do iPhone que analisam o seu humor a partir dos toques em tela, talvez o Aura-Tama chame um pouco mais da sua atenção.
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Reprodução/The Unlocker)
O aparelho pode identificar até oito estados de espírito diferentes, mostrando os resultados em cores muito bonitas. O acessório ainda pode ser vendido em conjunto com três pedras que prometem poderes mágicos aos consumidores. Nós não sabemos se o sistema é realmente funcional, mas ele é bem maluco.

Gun case

A grande maioria dos acessórios que você viu neste artigo possui alguma funcionalidade para os consumidores — mesmo que ínfimas, elas existem. Dissemos “a grande maioria”, pois isso não pode ser aplicado a todos os itens mostrados. Esse case para iPhone, por exemplo, até serve para que o smartphone tenha as bordas protegidas, mas ele mais atrapalha do que ajuda.
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Reprodução/Oddee)
Para guardar o aparelho no bolso, o Gun Case deixa tudo mais difícil. Para falar ao telefone, o case também pode atrapalhar um pouco. Em suma, a verdadeira função desse acessório maluco é fazer com que você possa fingir que está segurando uma arma.

TV Hat

Se você acabou de baixar um novo filme em seu aparelho de reprodução portátil, deve estar louco para assistir a ele. É claro que às vezes a tela pode parecer muito pequena, ainda mais quando estamos em locais muito abertos, que fazem os portáteis parecerem ainda menores. Mas com TV Hat você pode melhorar imensamente a experiência de assistir a um filme ou série de TV.
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Divulgação/TV Hat)
O acessório é bem estranho — e poderia até mesmo entrar em uma lista de gadgets bizarros —, mas possui uma proposta interessante. Colocando o chapéu sobre a cabeça, uma estrutura escura acaba sendo criada para evitar que outras imagens acabem distraindo quem quer assistir aos filmes ou séries. Os desenvolvedores ainda prometem “qualidade de cinema” para o dispositivo.

Cell Mate

Quando estamos caminhando pelas ruas e passamos por alguma pessoa que utiliza fone de ouvido para conversar ao telefone, muitas vezes pensamos que ela está falando sozinha. Mas se isso não era estranho o bastante para você, talvez o Cell Mate seja. Trata-se de um método bem maluco de garantir que qualquer um consiga conversar por telefone sem precisar usar as mãos para segurar o aparelho.
8 acessórios malucos para celular (Fonte da imagem: Divulgação/Cell=Mate)
O acessório ainda garante que os consumidores possam utilizar seus celulares — e outros telefones sem fio — enquanto lavam louças, escrevem, dançam quadrilha ou qualquer outra atividade que envolva as duas mãos — menos dirigir, é claro.
.....
Como você pode ver, há realmente uma grande quantidade de acessórios malucos para celulares — e isso que nós separamos apenas alguns dos mais loucos. Você já conhecia alguns deles ou são novidades para você? E pode esperar, pois em breve devem surgir acessórios ainda mais estranhos para os celulares.